-
Arquitetos: OMA
- Área: 18900 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Bas Princen - Fondazione Prada, Charlie Koolhaas - OMA
-
Fabricantes: Alucoil, Cymat Technologies Ltd., Garofoli, Ideal Work, Italcementi, PBA
É surpreendente como a enorme expansão do sistema de arte tenha ocorrido num número reduzido de tipologias que expõem arte. Para aparentemente satisfazer a todos, o espaço industrial abandonado tornou-se preferência padrão da arte - que é atraente devido as suas condições previsíveis que não desafiam intenções do artista e que pode ser animado, ocasionalmente, com gestos arquitetônicos excepcionais.
A nova Fondazione Prada também é projetada num antigo complexo industrial, mas com uma diversidade incomum de ambientes. Para este programa, estamos adicionando três novos edifícios - um grande pavilhão de exposições, uma torre, e um cinema - para que a nova Fondazione Prada represente uma verdadeira coleção de espaços arquitetônicos, além de sua participação no mundo artístico.
A Fondazione não é um projeto de preservação e não é uma nova arquitetura. Duas condições que normalmente são mantidas separadas aqui se confrontam num estado de permanente interação - oferecendo um conjunto de fragmentos que não congelam numa única imagem ou permitam que qualquer parte domine as outras.
O novo e o antigo, horizontal e vertical, o largo e o estreito, branco e preto, o aberto e o fechado - todos esses contrastes estabelecem a gama de oposições que definem o projeto. Com a introdução de tantas variáveis espaciais, a complexidade arquitetônica promoverá uma programação aberta instável, onde a arte e a arquitetura se beneficiarão dos desafios de cada uma.